Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
Quando um grupo de 3000 pessoas foi pesquisado, 16% delas reconheceram o logotipo da Nike logo de cara. A Apple veio logo em seguida com 15.6% e o McDonald’s com 11%. Essas marcas usaram a combinação perfeita de cor e design do logo para criar algo memorável.
Não importa se você está criando um logotipo do zero ou tentando renomear a sua empresa, continue lendo para ter mais ideias sobre como escolher a melhor combinação de cores de logotipo para a sua empresa.
Enquanto muitas empresas tendem a escolher qualquer cor que elas acham que é boa para o logotipo, é importante manter em mente que cada escolha de cor irá invocar uma emoção específica do seu público-alvo.
Por este motivo, é melhor separar um tempo para escolher cores de logotipo que se encaixam na sua cultura e mensagem de marca.
Esperamos que você tenha gasto algum tempo na pesquisa de público-alvo antes de mergulhar no design de logo. Caso contrário, você estará perdendo uma peça fundamental para criar um logotipo memorável.
Ultimamente, escolher as cores do seu logotipo será escolher o que você quer que o seu público sinta ao vê-lo, razão pela qual é importante conhecer seus interesses, o que é importante para eles e o que eles estão procurando na sua empresa.
Agora que você sabe como você quer que o seu público se sinta, é hora de considerar o que você quer dizer. Você quer deixar o seu público saber que você é uma escolha confiável? Que você é um apaixonado sobre tomar conta do planeta? Que você se importa com a saúde das suas famílias?
Embora possa parecer improvável, sua escolha de cores pode ser um passo poderoso no envio de tais mensagens.
As boas notícias é que você não tem que ensinar o seu público a como responder a cores específicas, eles já sabem como. Devido há anos de condicionamento social, cada um de nós responde às cores de uma forma bem similar, isso é conhecido como psicologia das cores.
Quanto mais você sabe sobre a psicologia das cores e os gatilhos que cada cor causa em seu cliente, mais fácil fica escolher como será o seu logotipo. Continue lendo para ter ideias sobre o que cada uma das cores pode significar para o seu público.
A Parte Boa: O verde é uma excelente cor para empresas focadas em saúde ou grupos ambientais, pois a cor envia uma mensagem de saúde, natureza e prosperidade.
A Parte Ruim: Alguns tons, entretanto, podem despertar sentimentos de tédio. Um sentimento negativo causado pelo verde é a inveja, que pode ainda ser uma poderosa ferramenta de marketing quando usada corretamente.
A Parte Boa: Você acha que o azul é puramente uma cor masculina? Você pode ficar surpreso de imaginar que a cor não foi sempre associada com a natureza masculina. De fato, o rosa foi originalmente a cor para os garotos e o azul para as garotas. Apesar de suas associações de gênero, o azul envia uma mensagem de serenidade, segurança e lógica.
A Parte Ruim: Tenha certeza de que você está usando o tom certo de azul, pois alguns tons podem criar sentimentos de distanciamento e hostilidade. Essa não é a aparência que você quer para a sua marca!
A Parte Boa: O vermelho encoraja sentimentos de poder, paixão e energia. Ele pode mostrar a sua marca como uma forte opção que irá deixar os públicos animados.
A Parte Ruim: Por outro lado, a alta energia que o vermelho irradia também pode ter efeitos negativos. Alguns públicos podem reconhecer o vermelho como a cor da raiva, perigo ou até mesmo desafio.
A Parte Boa: O laranja é uma excelente escolha de cor se você está procurando evocar sentimentos de coragem e confiança em seu público. Ele também é uma escolha primorosa para empresas de tecnologia, pois a cor passa o sentimento de inovação.
A Parte Ruim: É importante saber que o laranja também pode passar sentimentos de imaturidade e ignorância, dessa forma pode não ser a escolha que você está procurando se quiser demonstrar expertise.
A Parte Boa: Você quer que o seu público se sinta feliz, criativo e até mesmo um pouco otimista? O amarelo é uma excelente forma de evocar essas emoções que fazem nos sentir bem.
A Parte Ruim: Graças a sinais de estrada, o amarelo pode também fazer a pessoa se sentir tensa, cuidadosa e até mesmo um pouco ansiosa. Alguns tons de amarelo também criam sentimentos de frustração.
A Parte Boa: O turquesa é uma excelente cor transicional, pois ela pode criar sentimentos de clareza, calma e cura. Se a sua empresa foca em artes criativas, utilize o sentimento da cor de “auto expressão”.
A Parte Ruim: Use o turquesa de forma sábia, pois a cor também pode tornar a sua marca arrogante, reservada e até um pouco não confiável.
A Parte Boa: O roxo é a cor da realeza por um motivo. A cor passa o sentimento de luxúria, riqueza, sabedoria e sofisticação.
A Parte Ruim: Aquela aparência de Rainha Elizabeth pode ter um preço. Alguns sentimentos negativos associados com a cor são a decadência, supressão e inferioridade.
A Parte Boa: Não subestime a escolha dessa cor mais escura. O preto pode dar a sua marca um sentimento de sofisticação, segurança e poder. Ele também pode ser uma excelente escolha se você quer ser visto como uma autoridade em sua indústria.
A Parte Ruim: O preto pode também enviar uma mensagem de mal, luto ou opressão. Dessa forma é melhor colocar ela junto com outra cor.
A Parte Boa: Antes de ficar com todos os seus cabelos cinzas, experimente e lembre-se que o cinza é a cor do infinito, equilíbrio, inteligência e confiabilidade.
A Parte Ruim: Tenha em mente que alguns tons de cinza também podem criar uma falta de confiança e até mesmo sentimentos de depressão.
Escolher a cor do seu logotipo é apenas um dos muitos passos envolvidos em criar o logo perfeito. Quanto mais pesquisa e pensamento você coloca no design do seu logotipo, maior a conversão que você verá vindo dele.
Se você ainda está desenvolvendo o seu logotipo, nós sugerimos verificar o nosso artigo de blog.