Physical Address
304 North Cardinal St.
Dorchester Center, MA 02124
A BBC (British Broadcasting Corporation ou “Corporação de Transmissão Britânica”) gastou $1.8m no logotipo da empresa. As empresas pagam barato ou até milhões de dólares por designs de logo. Isso serve para mostrar a importância dos logotipos no branding e esforços de marketing.
Existem várias considerações que você tem que fazer antes de decidir sobre um design de logo. Você deve entender quão bem o logo representa a sua marca, sua missão e a sua identidade. Um logotipo também precisa ser memorável, original e de fácil identificação.
Como se já não fosse difícil o suficiente, a área de design de logo está repleta com terminologias de design que incluem vários acrônimos e palavras relacionadas a design.
Na parte de decifrar a terminologia, nós podemos ajudá-lo. Neste artigo, agrupamos o vocabulário em áreas de interesse críticas e bastante populares, logo após explicamos o que cada uma delas significa em relação ao design de logo.
Um layout e design descrevem a composição do logotipo, suas características e relacionamento. A composição é a coleção de elementos individuais que criam o design, elementos como imagens, texto e símbolos.
Uma composição muito bem definida resulta em um design visualmente agradável que guia o visitante a descobrir suas características e significado.
O equilíbrio tem tudo a ver com a posição dos elementos visuais no design, o que resulta em uma distribuição. A palavra equilíbrio pode levar alguém a assumir que a distribuição dos detalhes deve ser por igual. Bem, esse nem sempre é o caso; existem três formas que os designers definem o equilíbrio em logotipos:
No equilíbrio simétrico, todos os elementos estão distribuídos de forma uniforme e espaçados bem no meio. Em um design simétrico perfeito, um eixo que passa pelo meio de qualquer direção deve espelhar ambas as metades.
Esse é o oposto do design simétrico. Os elementos gráficos não estão espaçados de forma igual ou centrados no meio. Por exemplo, você pode ter imagens na esquerda e texto no lado direito.
Um design radial ordena os elementos juntamente com os recursos de um círculo tal como um raio ou uma circunferência. O apelo visual resultante mostra os itens irradiando a partir de ou para o centro de um círculo.
Essa é uma regra de ouro não escrita que é usada na fotografia, filmagem e design gráfico. O designer divide a imagem em nove partes iguais ao desenhar um par de linhas horizontais e um par de linhas verticais. De acordo com a regra, os elementos visuais de interesse devem ser colocados juntamente com as linhas ou as suas interseções, conhecidas como pontos focais.
Fazer isso foca a atenção em objetos importantes e constrói o interesse na imagem.
Esta é a posição dos elementos gráficos e textuais com respeito ao plano de fundo de cada um. Um item pode ser centralizado à direita ou à esquerda de um quadro de referência definido.
Essa é a distância física separando diferentes elementos. Em uma proximidade onde os elementos estão muito próximos significa que os elementos estão relacionados; quando eles estão muito separados, existe pouco ou nenhum relacionamento.
O contraste é a medida da diferença entre vários elementos. O contraste pode ser arquivado ao usar cores, tamanhos, formatos e significados opostos entre diferentes itens.
A opacidade descreve exatamente quão transparente é um objeto. Ela possui uma escala de 0-100. Opacidade zero significa que um objeto é completamente transparente, enquanto 100 indica uma opacidade completa.
A escala é a relação de tamanho entre vários elementos que formam o design. Ela pode ser usada para exagerar ou realçar características únicas.
Também conhecido como espaço negativo, o espaço em branco é qualquer porção do design que é deixado sem marcas ou não contém nenhum objeto, embora não necessariamente tenha que ser branco.
A tipografia descreve todas as técnicas usadas ao criar o texto e elementos textuais, incluindo letras, números e símbolos.
Cada tipo de fonte indica o peso e as características de um conjunto de caracteres textuais. Existem centenas de tipos de fontes diferentes, todas as quais são amplamente classificadas em quatro categorias:
As fontes do estilo serifa possuem pequenas linhas com enfeites, os quais são complementos em forma de gancho nas bordas afiadas de cada letra.
“San” é uma palavra antiga do inglês que significa “sem”. San serif significa fontes “sem serifas”.
Também chamada de “manuscrita” no português, essas são as fontes que parecem que foram escritas naturalmente à mão. As letras são escritas com um traçado cursivo e contínuo.
As fontes decorativas são projetadas com mais elementos gráficos que texto. Muitos designers utilizam fontes decorativas personalizadas para misturar com outros recursos.
A capitalização da fonte descreve como os caracteres são capitalizados em uma palavra ou frase. Existem três tipos diferentes de capitalização que se aplicam a várias regras de capitalização.
Maiúscula – também chamada de caixa alta, esse é o uso de letras maiúsculas de um tipo de fonte. A, B, C, D…
Minúscula – também chamada de caixa baixa, representa as versões das letras em formato pequeno do tipo de fonte. a, b, c, d…
Small caps – essas são letras maiúsculas que possuem o mesmo peso de suas equivalentes minúsculas.
Essa é a cor dos caracteres.
O estilo da fonte descreve o peso, escala e aparência da fonte. O estilo inclui tamanho do ponto, que representa o tamanho atual dos caracteres (não confundir com capitalização da fonte). O tamanho é medido em pontos numéricos que variam a depender da plataforma em que estão sendo digitados.
O peso da fonte é representado como negrito e itálico. Colocar caracteres em itálico faz com que eles fiquem inclinados um pouco para a direita, enquanto a fonte em negrito possui mais volume sobre os traços e linhas.
O espaçamento faz referência às lacunas horizontais e verticais entre os caracteres. Alterar o espaçamento muda ou melhora a aparência do texto. O espaçamento do texto é alcançado usando três técnicas:
Kerning é a alteração do espaço entre as letras ou caracteres na mesma palavra. O Kerning é usado para reduzir os espaços inapropriados entre os caracteres ou adicionar mais espaço para tornar o texto mais atrativo ou legível.
O rastreamento é o ajuste dos espaços entre os blocos de texto ou uma sequência inteira de caracteres.
Altura da fonte é o espaço vertical entre duas linhas de texto.
A cor é uma grande parte de qualquer design gráfico, incluindo fazer logotipos. Abaixo estão algumas terminologias comuns usadas para descrever as características das cores.
RGB é o acrônimo para vermelho, verde e azul – as três cores primárias. Esse esquema é usado para representar as cores em uma plataforma digital ao renderizar cada cor como uma mistura de todas as três.
CMYK (ciano, magenta, amarelo, preto) é um esquema de cores usado pelas gráficas para imprimir mídia colorida.
Pantone é uma cor proprietária que mescla esquemas que melhoram a efetividade do CMYK na impressão.
O código hexadecimal é um sistema de identificação de cores que atribui um código hexadecimal específico para cores específicas em várias mesclagens incluindo RGB e CMYK.
Uma paleta de cores descreve a variação completa de cores usadas no design gráfico. A frase “paleta de cores” é alternadamente usada com as palavras “esquema de cores”.
Matiz é um parâmetro da cor que define a comparação entre cores puras e a descrição de vermelho, verde, azul e amarelo.
Uma tint é um tipo de matiz mais clara ao adicionar branco na cor. Uma sombra resulta da adição de preto na cor pura. Tonalidade ou tom é a adição de ambos o branco e preto (cinza) em uma cor.
A saturação descreve a quantidade de cor (intensidade) em um local particular.
A temperatura é a frieza ou calor de uma cor. As cores na extremidade inferior do espectro (azul, índigo, violeta) são consideradas cores frias. Aquelas na extremidade superior do espectro (vermelho, laranja) são consideradas cores quentes.
Gradiente é a medida ou representação da transição gradual entre duas cores.
Um esquema de cores monocromático usa uma única cor com vários tons em todo o design.
Agora, considere um anel ou círculo cromático criado a partir do espectro completo das cores. Um design complementar usa as cores nos extremos opostos do círculo cromático. Um esquema de cores análogo usa uma seleção de cores adjacentes para cada uma.
Um esquema de cores triádico seleciona três cores únicas que são igualmente espaçadas no círculo cromático. Uma das cores domina, a cor secundária suporta o esquema e a cor final age como um realce.
A teoria das cores explora o uso de cores diferentes para evocar uma resposta natural ou comportamento de quem está vendo. Mesclagens de cores diferentes são usadas para comunicar mensagens diferentes e direciona para reações emocionais particulares.
O design de logo normalmente envolve trabalhar com as imagens durante o desenvolvimento. Aqui estão algumas terminologias que você deveria conhecer.
Um pixel é o menor bloco de construção de uma imagem que pode ser manipulado. Ele possui sua própria cor e luz únicas.
Uma resolução descreve o nível de detalhes em uma imagem; ela é indicada pelo número de pixels horizontais e verticais – quanto mais pixels, maior é a qualidade.
O tamanho da imagem diz respeito às suas dimensões físicas medidas com sua altura e largura, geralmente dadas em milímetros. Proporção da tela é a diferença entre o comprimento ou largura física ou do pixel de uma imagem.
Cortar simplesmente significa remover porções não desejadas de uma imagem.
Um tipo de arquivo faz referência aos padrões usados para criptografar e compactar um arquivo de imagem digitalmente. Existem vários tipos de arquivo de imagem disponíveis para vários usos distintos. As mais populares incluem JPEG, GIF e PNG.
Os logos vêm em vários tamanhos, formatos e designs. Entretanto, os milhões de logos disponíveis hoje em dia podem ser classificados em seis tipos.
Esse tipo de logo é composto de texto que é incorporado dentro de um símbolo abstrato. O logo resultante lembra um crachá.
O design de logo no tipo emblema é uma obra de arte tradicional, mas com autoridade. Eles são usados em sua maioria por instituições e organizações como clubes de esporte, escolas e sociedades.
Um bom exemplo de um logo do tipo emblema é o logo icônico da Starbucks.
Um logo em forma de letras consiste de uma letra ou mais que geralmente representam as iniciais de uma marca. Esse tipo de logo é usado por empresas que já transformaram suas iniciais em identidades de marca, ou aquelas com nomes longos e preferem não usar símbolos.
Designs de logo populares que usam essa técnica incluem os logos da HP (Hewlett Packard), HBO (Home Box Office) e Facebook.
Logos no estilo mascote são graficamente ricos e atraentes que retratam personagens coloridos e caricaturais em seu design. O logo representa diversão e aventura, e tem como público-alvo crianças, famílias e fãs. Logos no estilo mascote são populares com equipes de esporte e produtos de marca infantil.
Logos no estilo mascote comuns que você provavelmente vê todos os dias incluem o logo da KFC e o logo do Mr. Peanut.
Essa é uma categoria bastante ampla de designs de logo que usam apenas um símbolo para representar a marca. O símbolo usado pode ser uma arte abstrata, um ícone de identidade de marca, uma marca registrada ou um simples retrato.
Alguns dos melhores exemplos de logotipos de marca são o logotipo do Twitter, o logotipo da Apple e o logotipo da Microsoft.
Ao imaginar logos de marca com palavras (“wordmark”), pense nos logos do Google, Coca Cola e Instagram. O logo é uma simples representação do nome da marca. O nome da marca é geralmente acompanhado por um plano de fundo complementar, fonte personalizada, estilo e outras características sutis únicas.
Logos de marca com palavras são usados em sua maioria por marcas que podem ser identificadas por seu nome completo, o que também deve ser fácil para escrever e pronunciar.
Um design de marca de combinação, como o nome sugere, combina vários tipos de designs de logo para criar um único logo. Um logo lockup pode incluir símbolos abstratos, marcas, texto e possui um design rico visualmente. Cada elemento suplementa os outros tanto visualmente quanto para fins de branding.
Os logos do Burger King e da Lacoste são exemplos de logos de marca de combinação.
Essa foi uma lista longa, mas felizmente, o vocabulário da terminologia de design raramente muda ou cresce. Dessa forma, você estará usando esse artigo como uma referência para futuras gerações.
Se você é um novato no design gráfico ou está interessado em praticar a arte, agora você absorveu o jargão da indústria. Você também será capaz de entender o que o seu designer de logo está falando quando ele descreve o processo de design.
Falando em criar logotipos, você está procurando representar a sua marca com um logo cativante? Se você está, entre em contato com a nossa equipe de designers gráficos profissionais, ou experimente nosso criador de logo fácil de usar. Nós somos especializados em fazer branding para empresas e criar boas impressões duradouras através de designs de logo criativos e poderosos.